terça-feira, 31 de maio de 2011

Women



"A woman should be like a single flower, not a whole bouquet"
Anna Held

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O poder da comunicação



Esta é uma curta-metragem que remete, geralmente, para um romance.
A minha leitura é, de facto, diferente. Nela vejo o poder da Comunicação! Não há uma palavra oralizada. Há, efectivamente, palavras escritas e muitos comportamentos não-verbais.
Esta é uma das minhas paixões: a Comunicação.

Para aqueles que sintam interesse, um estudioso, Albert Mehrabian, revelou que, na esfera da comunicação, 7% engloba o verbal, 38% a vertente vocal e 55% a componente não-verbal.

A Comunicação não-verbal é fascinte! Envolve todas as manifestações de comportamento não expressos por palavras, como os gestos, expressões faciais, orientações do corpo, posturas, a relação de distância entre os indivíduos.

Como gosto de pincelar aquilo que faço com algum humor, vou contar uma breve história. Quando ainda tinha aulas e, inúmeras apresentações de trabalhos orais durante o curso, descobri que fiz muitos esforços em transmitir confiança em vão!!! Os meus professores são leitores mestres da Comunicação não-verbal. A nossa postura corporal, os nossos movimentos, podem estar em assincronia com aquilo que estamos a verbalizar oralmente. Um hábito que eu tenho quando estou a fazer apresentações orais é usar as mãos como muletas. Descobri que, se as palmas das mãos estão numa postura fechada, isto é, voltadas para dentro, para o nosso próprio corpo, isso significa insegurança!!! OH NÃO!! Eu fiz aquilo, pensei eu! Por outro lado, quando acompanhamos o nosso discurso com as palmas das mãos voltadas para fora, ou seja, direccionadas para o nosso público alvo, isso significa à vontade e segurança naquilo que estamos a emitir. Resumindo, desde aí, segura ou insegura, todas as apresentações orais foram realizadas com as palmas das mãos voltadas para fora!!!
Há livros interessantíssimos sobre Comunicação não-verbal, se consegui despertar o interesse de alguém, fico feliz :)

Bem, quando falamos sobre um tema do qual somos apaixonados, perdemos um pouco a noção do tempo e do espaço! Portanto, não me quero prolongar muito mais!

A comunicação é fundamental para a nossa condição de humanos! Satisfação de necessidades básicas, preenchimento de desejos, fuga da solidão, aprendizagem, integração e aceitação pelos outros, felicidade, só vejo plena realização através da Comunicação!

Tethys

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pura Inspiração


Confesso que sou uma leiga no que toca a poesia... apesar disso, encanto-me com esta arte e, principalmente, com Fernando Pessoa.
Este vídeo é digno de ser partilhado!

Retiro uma pequena parte com a qual me identifico:

"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

terça-feira, 24 de maio de 2011

De regresso ao banco do meu jardim!

Voltei :)
Depois de muito tempo longe do blog, consegui reencontrar-me com ele!
O estágio anterior absorveu todo o meu tempo, foi duro e quando relembro dele, vejo noites mal dormidas, vejo um corpo frágil a ultrapassar todos os limites do razoável, vejo um militar a comandar-me! Contudo, também vejo crianças, tenho a imagem dos seus sorrisos felizes, ouço gargalhadas, sinto-me abraçada por pequenos tão carentes!!!
Actualmente, encontro-me no terceiro e último estágio, o que significa estar perto de terminar o meu curso! Estou num Hospital e acompanho casos clínicos muito diferentes e gratificantes enquanto fontes de aprendizagem!

Bem, como estamos em constante mudança nas nossas vidas, resolvi dar uma refrescada no blog, pintando as paredes de outras cores e mudando os móveis de lugar :)
"Senta-te aqui comigo" faz parte do meu convite para todos voces, pois é assim que eu desejo que seja... que se sintam próximos de mim e apreciem comigo as pequenas ideias inquietas no meu cérebro!!! :)

Um abraço,
Tethys