quinta-feira, 26 de maio de 2011

O poder da comunicação



Esta é uma curta-metragem que remete, geralmente, para um romance.
A minha leitura é, de facto, diferente. Nela vejo o poder da Comunicação! Não há uma palavra oralizada. Há, efectivamente, palavras escritas e muitos comportamentos não-verbais.
Esta é uma das minhas paixões: a Comunicação.

Para aqueles que sintam interesse, um estudioso, Albert Mehrabian, revelou que, na esfera da comunicação, 7% engloba o verbal, 38% a vertente vocal e 55% a componente não-verbal.

A Comunicação não-verbal é fascinte! Envolve todas as manifestações de comportamento não expressos por palavras, como os gestos, expressões faciais, orientações do corpo, posturas, a relação de distância entre os indivíduos.

Como gosto de pincelar aquilo que faço com algum humor, vou contar uma breve história. Quando ainda tinha aulas e, inúmeras apresentações de trabalhos orais durante o curso, descobri que fiz muitos esforços em transmitir confiança em vão!!! Os meus professores são leitores mestres da Comunicação não-verbal. A nossa postura corporal, os nossos movimentos, podem estar em assincronia com aquilo que estamos a verbalizar oralmente. Um hábito que eu tenho quando estou a fazer apresentações orais é usar as mãos como muletas. Descobri que, se as palmas das mãos estão numa postura fechada, isto é, voltadas para dentro, para o nosso próprio corpo, isso significa insegurança!!! OH NÃO!! Eu fiz aquilo, pensei eu! Por outro lado, quando acompanhamos o nosso discurso com as palmas das mãos voltadas para fora, ou seja, direccionadas para o nosso público alvo, isso significa à vontade e segurança naquilo que estamos a emitir. Resumindo, desde aí, segura ou insegura, todas as apresentações orais foram realizadas com as palmas das mãos voltadas para fora!!!
Há livros interessantíssimos sobre Comunicação não-verbal, se consegui despertar o interesse de alguém, fico feliz :)

Bem, quando falamos sobre um tema do qual somos apaixonados, perdemos um pouco a noção do tempo e do espaço! Portanto, não me quero prolongar muito mais!

A comunicação é fundamental para a nossa condição de humanos! Satisfação de necessidades básicas, preenchimento de desejos, fuga da solidão, aprendizagem, integração e aceitação pelos outros, felicidade, só vejo plena realização através da Comunicação!

Tethys

2 comentários:

  1. Olá minha querida que saudades!Obrigada por me teres visitado logo que regressaste!Adoro o teu espaço está muito querido. E este post está um máximo nao fosse eu da área da comunicação :P nao poderia estar mais de acordo. Comunicação nao verbal é simplesmente fantastica...ai e acho que diz tanto... :) bem nao me por para aqui falar senao uiiii. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Libelinha, querida :) obrigada!!! É bom regressar e encontrar-te! Espero ser mais assidua por aqui!!! Que bom que gostaste!! Com o tempo vou colocar mais alguns interessantes sobre Comunicação :)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar